Antes de tudo, nós sabemos como vedar a cobertura de vidro e podemos afirmar que elas acontecem durante todo o processo de instalação.
Antes de mais nada, antes do primeiro aperto dos parafuso, seguindo por toda montagem estrutural, até a aplicação de selante ou silicone sobre o vidro.
Acima de tudo, é importante saber que VEDAÇÃO NÃO É UM MATERIAL.
Vedar a cobertura de vidro é um PROCEDIMENTO com processo definido, método, material, e equipamento correto em cada situação.


Vedação da Estrutura da Cobertura
Primeiramente, a vedação estrutural não é aplicação de silicone a instalação dos perfis metálicos que compõe a cobertura.
Do mesmo modo, a vedação na etapa estrutural, esta diretamente relacionada a definição correta da geometria da cobertura.
Cada perfil conta para o sucesso da vedação da cobertura de vidro.
Similarmente, garantir a distancia correta entre os tubos metálicos, em harmonia com a espessura do vidro, garante que a placa de vidro não curve. Enfim, caso a peça de vidro venha a curvar com a gravidade as vedações superiores romperão e inevitavelmente causará infiltração.
O respeito ao distanciamento correto entre os perfis estruturais são importantes para o sucesso das vedações.
Considerando a distancia entre os perfis e a inclinação da cobertura, selecionamos o tipo de selante a ser utilizado. E são fundamentais para que não haja empoçamento d’água sobre a cobertura ocasionando infiltração posterior.
A pesar do vidro ser uma superfície incrivelmente lisa pela a qual a água desliza sem maiores dificuldades, a inclinação correta garante que a força da gravidade atue sobre a água e a direcione para fora da placa de vidro.

Para Vedar a Cobertura vidro cada parafuso importa
O distanciamento correto entre os parafusos, com aperto correto, garantindo assim o perfeito alinhamento faz parte do processo de vedação da cobertura de vidro pois impede a criação de fissuras que ocasionariam infiltrações.
A fixação por parafuso é a mais utilizada pois deixa a instalação da sua cobertura de vidro rápida e dinâmica, impactando diretamente no preço final.
Contudo, para garantir a estanqueidade da cobertura devesse buscar que a maioria dos parafusos estejam protegidos sob o vidro e não expostos a chuva, se for estritamente necessário parafusar pelo lado de fora da cobertura é de boa prática cobrir os parafusos com tampas de nylon ou até mesmo silicone.
Vedar sobre os Vidros da Cobertura
A mais popular vedação para cobertura de vidro esta na aplicação de selante estrutural ou mesmo silicone sobre as placas de vidro já posicionadas sobre a estrutura, tanto no encontro de vidro com vidro quanto no encontro das peças de vidro e a parede.
Esta é a forma mais simples e rápida de executar a vedação superior pois ocorre imediatamente ao término da instalação e caracteriza o encerramento do trabalho.
Contudo, esse método não é suficiente e tão pouco duradouro pois a exposição do selante ao tempo, as sucessivas chuvas e o sol intenso, vão rapidamente degradá-lo e causar vazamento.
Existem outros elementos que estão associados à aplicação do selante, sem falar que, a própria aplicação exige procedimento correto. Isto inicia lá atrás no dimensionamento de cada peças de vidro que irá revestir a sua cobertura.
Uma vez que, estrutura da cobertura corretamente dimensionada, antevendo o tipo de vidro que será utilizado, e instalada seguindo as boas praticas, a instalação das peças de vidro como revestimento da estrutura fica relativamente simples se respeitar alguns princípios. Vamos a eles:

Profundidade de penetração do selante
O selante escolhido depende do tipo de vidro e do tipo de parede com a qual a cobertura de vidro estará em contato.
No entanto, a sua aplicação tem método correto para que tenha poder de aderência, ou seja, não destaque facilmente, e também maleabilidade para que o movimento natural dos corpos, a dilatação dos vidros, e a ação do vento não rompa a vedação.
Esse método consiste em deixar espaçamento suficiente entre as placas de vidro para que o selante penetre por toda a espessura do vidro chegando ao perfil de alumínio criando uma espessa camada e unindo os três elementos, desta forma, aumenta substancialmente o poder de vedação do selante.
Elementos de Vedação
Alguns elementos de vedação adicionados ao projeto para garantir a perfeita estanqueidade da cobertura. Esses elementos variam em modelo, dimensões, e quantidade em função das necessidades de cada projeto.
Cantoneira, rufos, perfil pinça para travamento superior, entre outros, são elementos que serão aplicados após a secagem do selante aplicado no encontro do vidro com vidro e no encontro do vidro com a parede.
E assim, criar uma segunda barreira de segurança e proteção contra infiltração em dias de chuva.
Seguindo os mesmos princípios de alinhamento e fixação aplicados à montagem da estrutura, a instalação destes elementos potencializam a capacidade de vedação do selante .
Aumentando em anos a durabilidade da vedação geral da cobertura, prolongando a vida útil, e dispensando constante manutenções.

Quer conhecer tudo sobre Cobertura de Vidro? Clique Aqui e conheça tudo o que precisa saber antes de comprar a sua cobertura de vidro
Traga seu projeto, ideias, e desejos para que o nosso time de consultores te ajude a transformar em realidade.