Da serie das perguntas mais frequentes que respondemos por aqui, A cobertura de vidro esquenta? Com toda certeza esta no topo das mais frequentes.
Se você acompanha o nosso conteúdo acredito que já tenha entendido que TUDO DEPENDE DO PROJETO e das escolhes feitas para compor o ambiente sob a cobertura.
O modelo escolhido, o design aplicado, e acima de tudo o tipo de vidro escolhido.

Temos a sua disposição uma vasta linha de vidros eficientes que tem como principal função bloquear os raios solares ou refleti-los de volta para atmosfera.
Criando assim, uma ambiente com melhor conforto térmico e proteção solar, sem abrir mão da claridade e iluminação natural tão comum nas coberturas de vidro.
Separamos para você alguns pontos que devem ser observados em seu projeto para que tenha excelente conforto térmico no ambiente criado sob a cobertura.

DESIGN AREJADO
DESIGN AREJADO da sua cobertura contribuirá muito para criar um espaço termicamente agradável, e para isso, é necessário seguir algumas boas praticas bastante comum na arquitetura, mas imprescindíveis quando se vale de um recurso tão precioso quanto às coberturas de vidro.
Seu design deve contar com PÉ- DIREITO ALTO.
Manter o pé-direito mais alto possível é muito interessante para criar um ambiente mais agradável, uma vez que, o ar quente tende a subir por ser mais leve que o ar frio (é por isso que o balão de ar quente voa).
Quanto mais alta a cobertura mais agradável ficará o ambiente.
Seu design também deve contar com DESIGN RETO.
Imagine um forno de pizza, ele mantem o formato curvo para concentrar o calor e assar mais rápido, o mesmo princípio é aplicado ao iglu, que no polo norte, tem o mesmo proposito de aumentar a temperatura interna.
O design reto aplicado à cobertura dissipa o calor deixando o interior mais fresco e agradável.
Design com Circulação de Ar
Um ótimo recurso de design é um LANTERNIN.
Aquela pequena abertura no ponto mais alto da cobertura permite que o ar quente saia com bastante rapidedeixando o ambiente mais agradável.
Uma simples abertura, a qual chamamos de lanternin, resolve esse problema com incrível facilidade sem maiores custos.
Circulação de Ar
Primeiramente, imagine esse mesmo ambiente com vidro que aumenta a exposição ao sol permitindo a entrada de raios solares para mantê-lo claro. Ter em seu projeto uma circulação de ar bem elaborada é muito importante.
Por exemplo, Portas, janelas, lanternin, até mesmo uma opção de cobertura retrátil farão toda diferença para conforto térmico da sua casa criando a chamada VENTILAÇÃO CRUZADA.
VENTILAÇÃO CRUZADA VERTICAL
Antes de mais nada, ventilação cruzada é aquela circulação de ar que acontece no interior do ambiente de forma ascendente (de baixo para cima) ou descendente (de cima para baixo).
Por fim, necessariamente precisamos de um lanternin ou uma janela na parte alta próxima a sua cobertura de vidro.
VENTILAÇÃO CRUZADA HORIZONTAL
Do mesmo modo, a ventilação cruzada é o tipo de ventilação mais comum onde o ar se movimenta de forma horizontal (de mesma altura) partindo de porta a porta ou de porta a janela garantindo as constante troca de ar.

A INCIDÊNCIA DIRETA DE SOL
A INCIDÊNCIA DIRETA DE SOL é a principal causa de aquecimento do espaço interno de sua residência, imóveis de face norte tendem a estar exposto ao sol durante muitas horas do dia e por isso sofrerem com o aquecimento excessivo.
Mas eles não são os únicos, todo ambiente deve ser protegido contra a incidência direta do sol.
Para estes casos, é imprescindível o uso de vidro de alta eficiência no bloqueio dos raios solares, com alto fator solar, e baixo sombreamento para manter a área protegida e iluminada ao mesmo tempo.
O VIDRO REFLETIVO EFICIENTE
O VIDRO REFLETIVO EFICIENTE é hoje a solução mais utilizada em coberturas por combinar transparência e luminosidade com proteção térmica e capacidade refletiva.
Existem no mercado nacional ótimas opções de vidro eficientes que podem compor seu projeto de cobertura de vidro e ajudar a criar um ambiente incrivelmente confortável.
Pois então, Cobertura de Vidro Esquenta?
A sua cobertura de vidro não esquenta mais do que qualquer outro material transparente. O grande diferencial esta no projeto que será admitido e aplicado, afim de compor um ambiente agradável e apto para o uso ao qual se propõe.
